O Leixões fez jus ao estatuto de favorito e venceu o Guarda FC, por uma bola a zero, na segunda eliminatória da Taça de Portugal. André André assinou o golo que permitiu carimbar a continuidade na prova rainha do futebol português.
Frente a um adversário que compete no Campeonato de Portugal, o Leixões teve o jogo quase sempre controlado, mas sentiu dificuldades em criar oportunidades de golo. Numa das raras transições com perigo do Guarda FC, aos 35 minutos, Chicão Amorim cometeu falta sobre Jovane Camará e foi adoestado com cartão vermelho direto. Um duro golpe para os comandados de Carlos Fangueiro, que foi obrigado a mexer no esquema tático.
Mesmo reduzido a 10 unidades, o Leixões dava mostras de ser superior. E quando o adversário ameaçou o golo, Igor Igor Stefanović, em duas ocasiões, fechou a baliza leixonense. Numa altura em que já se esperava o prolongamento, Ricardo Valente foi derrubado no interior da área do Guarda FC. Na marcação do penálti, André André revelou uma frieza nórdica e fez a festa do golo junto dos mais de 100 adeptos leixonenses presentes no Estádio Municipal da Guarda.
O sorteio da terceira eliminatória está marcado para a próxima quarta-feira, dia 25 de setembro.